top of page
Mkt TrackFY

Preservando e estudando artefatos históricos com scanners 3D


Um testamento para aqueles que vieram antes de nós é o que eles deixaram para trás, desde edifícios majestosos que ainda tiram o fôlego das pessoas séculos, se não milhares de anos depois, até vasos, estátuas ou joias intrincadas. Infelizmente, nem todos esses itens resistiram ao teste do tempo com tanta robustez quanto, digamos, as pirâmides e talvez precisem de cuidados amorosos e ternos para preservá-los ou mesmo restaurá-los à sua antiga glória.

Preservação e Restauração

Entra em cena o scanner 3D, uma das ferramentas mais poderosas do arsenal do preservacionista, permitindo escaneamentos modelados em 3D altamente precisos sem tocar no artefato e correr o risco de mais danos. E eles têm sido usados ​​em todos os projetos de restauração que você pode imaginar na última década, desde a restauração em andamento de Notre Dame após o incêndio devastador em 2019 até consertar vasos quebrados de valor inestimável escaneando todas as peças e colocando-as de volta como um quebra-cabeça.

Trazendo Antiguidades para o Mundo

Alguns museus, como o Museu Britânico e o Museu Metropolitano de Arte, têm criado digitalizações 3D de muitas de suas relíquias, especialmente aquelas raramente exibidas, e as compartilhado no Sketchfab  para que qualquer pessoa em qualquer lugar do mundo possa vivenciar esses belos artefatos como um modelo 3D completo.

No Caminho do Conhecimento

No campo da arqueologia, a capacidade de compartilhar escaneamentos 3D altamente detalhados de artefatos tem sido uma bênção. Ela permitiu que os alunos estudassem modelos 3D ou reproduções impressas em 3D, ao mesmo tempo em que ajudavam a preservar o modelo original. E eles permitiram que alunos do mundo todo vissem artefatos que geralmente seriam inacessíveis a eles.

Então, como você faz para escanear o passado?

Vamos dar uma olhada em um exemplo compartilhado conosco por um usuário do fórum Revopoint. Ele é um conservador de arte profissional que usa escaneamento 3D para criar réplicas e documentação 3D, reconstruir partes faltantes e suporte de design para exposições de museus.

Ele usou o Revopoint POP 2 para escanear uma escultura de bronze de 34 cm x 11 cm x 6 cm de uma ninfa. Como você pode ver na imagem, essa escultura de ninfa tem muitos detalhes finos e superfícies escuras brilhantes, então é uma digitalização bem complicada, mas o POP 2 é mais do que capaz de fazer isso com mãos experientes guiando-o.



Ele usou o POP 2 como um scanner portátil para escanear a estátua de bronze de diferentes ângulos para capturar tudo. Como a superfície da estátua era um pouco reflexiva, ele ajustou o brilho do scanner dependendo do ângulo do escaneamento.


Depois de terminar a digitalização, ele transferiu as digitalizações separadas para o MeshLab (software gratuito e de código aberto para edição de digitalizações 3D), onde as alinhou duas de cada vez até obter um modelo completo.



Uma vez totalmente alinhado, ele fez a malha do modelo, como visto abaixo.


Embora o resultado tenha sido altamente detalhado, ele queria que o rosto tivesse uma resolução maior e consertasse um artefato na perna. Então ele carregou o modelo no MeshMixer (software de modelagem gratuito) para remover as partes que ele iria escanear novamente.   E depois de um rápido escaneamento e edição no MeshMixer, a magnífica digitalização final estava pronta.



A malha final com as varreduras atualizadas do rosto e da perna:



Como podemos ver, a digitalização 3D está abrindo novas portas de oportunidade para aqueles no mundo das antiguidades. De auxiliar o aprendizado à preservação do POP, 2 é uma ferramenta poderosa que ajuda a agilizar processos que antes levariam horas ou até meses para serem concluídos.

Embora não seja apenas o scanner 3D acessível que lidera essa revolução 3D na preservação histórica, o surgimento de softwares de edição 3D de código aberto, como MeshLab, MeshMixer e Blender, ajudou a ampliar o poder dos scanners 3D, tornando o software de nível quase profissional acessível às pessoas sem que elas precisem pagar milhares de dólares anualmente por esse privilégio. Gostou e quer saber mais? Acesse www.revopoint3d.com.br  TrackFY.tech distribuidor oficial Revopoint no Brasil.

 

10 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page