top of page
Buscar

7 dicas para uma ótima varredura a laser

  • Mkt TrackFY
  • 2 de dez. de 2024
  • 3 min de leitura

Com o lançamento do scanner 3D Revopoint MetroX, agora é um ótimo momento para aprender como obter os melhores resultados de digitalização usando seus poderosos modos de digitalização a laser.

Você já deve saber sobre as melhores práticas para usar um scanner 3D de luz estruturada para criar modelos 3D de alta qualidade. No entanto, como a digitalização 3D a laser opera de forma um pouco diferente da digitalização de luz estruturada, uma abordagem diferente é necessária para preparar seu objeto para digitalização e a digitalização em si. Então, fique confortável e vamos dar uma olhada nessas 7 dicas para garantir que suas digitalizações a laser sejam sempre de primeira qualidade.

Marcadores, marcadores, marcadores!

Não há ifs, ands ou buts quando se trata de posicionar marcadores. Os modos de laser do MetroX nem mesmo projetarão lasers se não puderem detectar marcadores. Então, você deve usar marcadores durante uma varredura a laser para dar ao scanner algo para rastrear para que ele possa conectar corretamente os dados que está capturando.


Você tem várias opções a esse respeito. A primeira é colocar marcadores adesivos por toda a superfície do objeto ou ao redor dele (dependendo do tamanho) em um padrão não repetitivo com um espaço de 3 a 4 cm entre eles e garantir que haja pelo menos 5 marcadores por quadro. Você pode usar marcadores de 6 mm (melhor para objetos grandes) ou 3 mm (ocupa menos espaço em objetos pequenos), ou até mesmo uma mistura dos dois (lembre-se, você só pode selecionar um tamanho de marcador para remover durante a fusão).

Predefinição da distância do ponto de digitalização

Ao fazer uma varredura a laser, você pode predefinir uma distância de ponto no Revo Scan antes de iniciar a varredura. Quanto menor a distância do ponto, melhor o MetroX pode capturar detalhes finos, mas mais tempo a varredura levará. Então, defina-a apropriadamente dependendo do objeto que você está escaneando. 

Por exemplo, para uma moeda com muitos detalhes de superfície, você vai querer selecionar o modo paralelo e defini-lo para sua configuração mais baixa para captura máxima de detalhes. No entanto, se você estiver escaneando uma porta de carro, usar linhas cruzadas e defini-las para cerca de 0,5 mm ajudará a acelerar sua varredura sem sacrificar nenhum detalhe, pois as portas de carro são principalmente superfícies planas.


Exposição e Brilho

No lado esquerdo da interface do Revo Scan (MetroX), acima da janela de pré-visualização da câmera de profundidade, você encontra opções de configuração de giro. Uma é para a exposição das câmeras de profundidade, que você deve definir para minimizar a quantidade de manchas azuis (subexpostas) ou vermelhas (superexpostas) mostradas na janela de pré-visualização.

A outra é a configuração de brilho do laser, que você deve ajustar dependendo da superfície do objeto. Por exemplo, ao lidar com uma superfície escura, você vai querer aumentar o brilho para garantir que luz suficiente reflita de volta para as câmeras de profundidade. Se estiver lidando com uma superfície brilhante, você pode querer diminuir o brilho para reduzir o brilho e o reflexo durante a varredura.

Seja  Verde

Ao escanear com os modos laser do MetroX, a nuvem de pontos muda de vermelho para verde conforme mais dados são capturados. Quanto mais verde ela fica, maior a qualidade dos dados, então você vai querer continuar escaneando as mesmas áreas de ângulos diferentes até que elas fiquem verdes no Revo Scan . Não pare de escanear até que a nuvem de pontos esteja quase toda verde.

Limpe e prepare a superfície

Antes de começar a escanear, certifique-se de que a superfície do objeto esteja limpa e livre de poeira, detritos ou quaisquer substâncias muito reflexivas. Contaminantes podem interferir na precisão do laser, resultando em dados distorcidos. Uma limpeza rápida pode melhorar significativamente a qualidade da sua digitalização.


Condições de iluminação adequadas

A iluminação é frequentemente negligenciada, mas desempenha um papel significativo na qualidade da sua digitalização. Embora os scanners a laser sejam menos sensíveis à iluminação do que os scanners de luz estruturada, condições extremas de iluminação ainda podem afetar os resultados. Evite luz solar direta e ambientes muito escuros. Uma configuração de luz moderada e controlada é ideal para obter digitalizações precisas.

Use configurações de fusão apropriadas

Equilibrar a resolução da digitalização com o tamanho do arquivo e o tempo de processamento é essencial. Configurações de fusão mais altas capturam mais detalhes, mas geram arquivos maiores e exigem tempos de processamento mais longos. A regra geral é usar uma distância de ponto baixa para objetos menores, como moedas com detalhes intrincados, e uma distância de ponto mais alta para objetos maiores com superfícies principalmente sem características, como portas de carro. Gostou e quer saber mais? Acesse www.revopoint3d.com.br


TrackFY.tech distribuidor oficial Revopoint no Brasil.


 
 
 

Comments


bottom of page